SESIMBRA | Etnopoética de Hubert Fichte e Leonore Mau

24-08-2017

Em 1964 Hubert Fichte, escritor e Leonore Mau, fotógrafa, visitaram Sesimbra. Dessa estadia, em que ambos foram confrontados com a paisagem de uma vila regida pelos ritmos do mar, composta por rostos de homens e mulheres, trabalhadores do mar, que lutavam diariamente pela sobrevivência, resultou um fotofilme, "O Mercado do Peixe e o Peixe".

No fotofilme, de crucial importância para a história do documentário, há um claro enfoque na vida quotidiana da vila nas condições de vida dos pescadores. As fotografias de Mau aliadas à etnopoética de Fichte resultam num documentário que nos interpela e inquieta, ao mesmo tempo que apraz. Entramos em diálogo directo com um pescador, que poderá ser qualquer um da época, que vive na miséria, que vive numa sociedade pautada por um clima político asfixiante, em que as condições de vida parecem progressivamente amputadas. A junção, muitas vezes irónica e contraditória, da voz off e das fotos, reportam-nos para a tentativa de escrutinar o quotidiano de Sesimbra, sempre com um olhar crítico, atento e empático, que coloca em perspectiva, de forma subtil, o contexto histórico, económico e político manifesto numa localidade pequena como Sesimbra. Este documentário é, assim, uma ferramenta de pesquisa bastante importante que nos fornece uma perspectiva histórica da vila de Sesimbra e uma representação do Portugal da época.

O documentário poderá ser visto, em conjunto com outros fotofilmes de Mau e Fichte, na Cinemateca, no próximo dia 22 de setembro pelas 18h30. 

Mais informações aqui. 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora