INSPIRAÇÕES
"A pesca é um fenómeno humano" McGoodwin (1991).
Nazaré, Praia de Pescadores
Nazaré, Praia de Pescadores (1929) é um documentário de Leitão de Barros, rodado em 1927.
Um registo visual praticamente contemporâneo à passagem de Raul Brandão naquela comunidade, que nos traz em imagem aquilo que Brandão eternizou com as suas palavras.
Pescadores de Setúbal
Pescadores de Setúbal (1941) é um documentário com imagens captadas nos ano 20 no Porto de Setúbal (ver aqui), que nos mostra alguns aspectos da faina da sardina, todo o movimento que envolvia, descrito também por Raul Brandão.
"Só os vapores fizeram, em 1922, vinte mil contos, números redondos, em peixe graúdo, e os cercos cinco a seis mil contos de réis em sardinha. Em Setúbal partem todos os dias os barcos para o mar. O movimento redobra. Setúbal e Olhão são os dois grandes portos de pesca. Sardinha - sardinha - sardinha..." Raul Brandão, 1923
Fotografias de Artur Pastor, Sesimbra
Artur Pastor (1922-99) foi um fotógrafo português.
Do seu heterógeneo material temos acesso a um conjunto de fotografias que registam a vila piscatória de Sesimbra nas décadas de 40 a 60 do século passado. Estas fotografias são, simultaneamente, um registo documental e uma impressionante visão artística da vida naquela comunidade piscatória. Pela proximidade temporal ao olharmos para as suas fotos somos levados a recordar de algumas descrições de Raul Brandão, nomeadamente as decições dos barcos varados no areal, a lota na praia, as redes a secar nos varais...
O espólio de Artur Pastor encontra-se no Arquivo Municipal de Lisboa mas muito material pode ser encontro na web, nomeadamente na galeria virtual criada pelo Arquivo Municipal de Lisboa e no tumblr dedicado ao fotógrafo.
Estas imagens foram tiradas em Sesimbra nas décadas de 50/60, e podem ser encontradas aqui.
Não dispomos de direitos sobre as imagens, apenas as reproduzimos.