Já aconteceu...
NAZARÉ
CASA DO ADRO - PEDERNEIRA
MAIO 2017
FESTA DO AVANTE
AVANTEATRO
SETEMBRO 2017
MONTIJO
CINEMA TEATRO JOAQUIM D´ALMEIDA
OUTUBRO 2017
SETÚBAL
FORUM MUNICIPAL LUISA TODI
OUTUBRO 2017
SESIMBRA
CINETEATRO JOÃO MOTA
NOVEMBRO 2017
NAZARÉ
CINETEATRO DA NAZARÉ
MAIO 2018
PORTIMÃO
AUDITÓRIO DO MUSEU DE PORTIMÃO
MAIO 2018
LAGOA DE SANTO ANDRÉ
TENDA MULTIUSOS - FESTA DE SÃO ROMÃO
AGOSTO 2018
ENCONTROS...
ENCONTRO SOBRE OS PESCADORES DE RAUL BRANDÃO - A PESCA, AS COMUNIDADES PISCATÓRIAS E A PAISAGEM LITORAL
A 4 de Junho de 2016, realizou-se na Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense, no Montijo, um encontro que gira em torno da obra "Os Pescadores", de Raul Brandão, com início às 10 horas.
A conversa contou com as participações de Francisco Oneto (ISCTE-IUL), João Delgado(Director da Mútua dos Pescadores), Luís Martins (IELT), Maria Miguel Cardoso(Museu Michel Giacometti) e Vasco Rosa (Editor, crítico literário)
Em "Os Pescadores", Raul Brandão reuniu um conjunto de crónicas nas quais retrata a realidade da actividade piscatória em Portugal. O livro, publicado em 1923, percorre o litoral, de Norte a Sul, passando por localidades como Caminha, Leixões, Nazaré, Peniche, Sesimbra ou Olhão, entre outras. Quase um século depois, a Galateia tenciona regressar aos locais visitados pelo escritor (adicionando Montijo ao roteiro), com o objectivo de investigar a realidade do mar e das comunidades piscatórias através do teatro, do cinema e da literatura. Para dar início a este projecto, fazia sentido escutar alguns convidados que têm, de formas diferentes, uma relação próxima com uma actividade que, no tempo que passou desde que a obra de Brandão foi publicada, sofreu grandes alterações. Que retrato será possível desenhar-se hoje a partir das histórias das gentes do mar?
A organização a cargo da Galateia, companhia Mascarenhas-Martins, Mútua dos Pescadores, Scupa e Câmara Municipal do Montijo.
PERFORMANCE "OS PESCADORES DÃO NOME A TUDO"
No âmbito da Inaguração da Exposição Pescadores de Setúbal - olhares do passado, desafios do presente", organizada pela Bivalmar e SetubalPesca e comissariada pelos antropólogos Vanessa Amorim e Luís Martins.
Realizada a 10 de setembro de 2016, na antiga lota de Setúbal.
Interpretação de Ana Lúcia Palminha e Suzana Branco, com textos de Raul Brandão e excertos de entrevistas a pescadores de Setúbal, realizadas por Vanessa Amrim e Luís Martins. COM O APOIO DA ASSOCIAÇÃO SETUBALPESCA.
TERTÚLIA E LEITURA ENCENADA A PARTIR D´OS PESCADORES
No dia em se comemorou o 150º anoversário de Raul Brandão, levámos a Sesimbra mais um momento de partilha. A partir do excerto dedicado a esta vila piscatória, falámos sobre o mar, sobre as mudanças e transformações ocorridas na comunidade e sobre a importância d´OS PESCADORES na nossa literat ura.
COM O APOIO DA C.M.SESIMBRA, MÚtUA DOS PESCADORES e CRIA-IUL